segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Central de Betão de FOZ TUA em Portugal.

A Alquezar, ganha o concurso para o fabrico da estação de betão para a barragem de aproveitamento hidroeléctrico de Foz Tua, em Portugal.

Trata-se de um importante projecto que consta de três partes: Central de Betão; Depósito e Transporte de áridos; Depósito de cimento, Cinzas e Transporte Pneumático

A central de betão, é uma estação dupla, com misturadoras BHS Sonthofen de duplo eixo horizontal de 4,5 m3 de capacidade cada uma. Estas misturadoras de duplo eixo admitem árido de até 150 mm. A capacidade total da estação é 250 m3/h

O depósito de gravas e areias realiza-se mediante silos metálicos que vão de 450 m3 a 750 m3 de capacidade, que estão compartimentados permitindo o armazenamento de diferentes tamanhos de árido dentro de um mesmo silo, garantindo a total flexibilidade da estação. A instalação completa-se com alimentadores de banda, alimentadores vibrantes, cintas transportadoras, tremonhas de carga de áridos e sondas de temperatura em cada um dos compartimentos de áridos. O transporte e a alimentação dos áridos à estação de betão são realizados de forma completamente automática.

O cimento e as cinzas, são armazenados em cinco silos de 600 m3 de capacidade e são transportados até à estação de betão, mediante dois transportes pneumáticos em fase densa.

O controlo da temperatura neste projecto é crítico, de maneira que toda a instalação é fabricada com isolamento em painel sandwich, cobertura de lã de rocha e tinta térmica.

A construção da obra da barragem de Foz Tua, é realizada por um consórcio de empresas construtoras portuguesas, liderado pela companhia Mota-Engil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário